Janela em Alumínio ou PVC?

Janela em Alumínio ou PVC?

Em termos de durabilidade, uma janela de alumínio ou PVC são idênticas. Então quais são os fatores que deverão influenciar a sua escolha? Vejamos.

Caixilharia em Alumínio sem Corte Térmico

Os perfis de alumínio foram os mais usados na construção portuguesa nos últimos anos. O seu fraco desempenho energético obrigou à criação de perfis de alumínio com corte térmico que basicamente consistem na incorporação de um material isolante (plástico) que melhora a condutividade térmica, uma vez que o alumínio é altamente condutor de temperatura, deixando passar o calor e o frio. Atualmente os novos edifícios já não podem ter caixilhos exclusivamente em alumínio, de acordo com o regulamento energético em vigor.

Uma grande parte do parque edificado nacional ainda possui janelas pouco eficientes, com caixilharia sem corte térmico e vidro simples.

 

Caixilharia em Alumínio com Corte Térmico

As janelas de Alumínio com corte térmico garantem um bom isolamento térmico e acústico, podendo ter um Ug de 0,8/1,3. No entanto, para atingirem os valores de condutividade térmica e acústica de uma janela de PVC, necessitam de um nível de tecnologia mais elevado, o que tem graves consequências no seu valor, que por vezes atinge o triplo de uma janela de PVC. Nas séries mais baixas, o Ug tem um comportamento de 1,9/2,5. O corte térmico é assegurado vulgarmente pela poliamida que serve assim de barreira à transferência de calor, e possuem um bom desempenho mecânico que permite a construção de vãos de grande dimensão.

 

Caixilharia em PVC 

As janelas em PVC garantem sempre um bom isolamento térmico e acústico, na ordem de 0,9/1,3 Ug (índice de transmissão térmica), sendo janelas resistentes e com grande durabilidade, revelando também pela sua própria constituição, uma acústica excelente, estimada nos 46 dB.

A sua solidez é garantida por tubos de aço inoxidável no interior do perfil. Existem já versões de tubos de PVC, em substituição do aço, mas nós preferimos a velha máxima de que uma maior diferença nos materiais garante uma maior compensação entre eles, tal como fazem os fabricantes alemães que não abdicam deste factor.

Também ao nível das condensações, o caixilho em PVC, revela-se um campeão indestronável, sendo que uma das suas muitas vantagens é o facto de este material ser fácil de trabalhar, permitindo a realização de janelas nos mais diversos tamanhos e formas.

Se tivermos de escolher entre alumínio e PVC, e se pensarmos em poupança de energia e poupança no investimento, a escolha óbvia nos dias que correm, é a janela em PVC, quer pelo desempenho energético e acústico, quer pela segurança e eficiência.

One Comment

  1. Aida Magalhães
    Mar 03, 2019 at 8:42 am

    Muito elucidativo.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.