O que precisa saber sobre o vidro para caixilho em PVC

O que precisa saber sobre o vidro para caixilho em PVC

A maioria dos edifícios existentes em Portugal ainda possui vidro simples, com um desempenho térmico e acústico muito fraco. Porquê?

Porque o vidro simples é muito condutivo, ou seja, deixa passar a luz solar, com o calor que esta transporta (radiação), para o interior das habitações, no Verão, e deixa sair o calor do interior das casas aquecidas (lareiras, ar acondicionado, etc.), no Inverno. Em relação à componente acústica, a questão é exatamente a mesma.

Basicamente, são estes os problemas que comportam um vidro simples. De notar que este tipo de solução já não é usada nos novos edifícios e reabilitações, em Portugal.

Para percebermos isto é necessário abordar dois conceitos principais:

Factor Solar (valor g em %).
É a percentagem entre a energia total que incide sobre um vidro versus a que passa para o interior da habitação.

Factor de Transmissão Luminosa (TL em %)
Quantidade total de luz visível que atravessa um vidro. Expressa-se como a percentagem entre a luz transmitida para o interior e a luz que incide sobre o mesmo.

Para resolver esta questão da condutividade térmica, os fabricantes de vidros inventaram o vidro duplo e triplo.

No vidro duplo (o mais usual), existem dois vidros separados por uma câmara de ar, na qual pode ser injetada outro tipo de gás – árgon, por exemplo (embora os ganhos de térmica neste caso não sejam significativos,  – 0,2 ou 0,3 de Ug, e exista perda de performance ao longo dos anos por transmissão e absorção do próprio material), o que melhora a condutividade térmica e a acústica do envidraçado.

Mas para além disto, e uma vez que os valores energéticos do vidro duplo aqui considerado normal, ainda eram passíveis de uma grande optimização, criaram-se vidros “térmicos”. Um vidro térmico é simplesmente um vidro duplo, em que um dos vidros possui uma capa metálica que reduz significativamente os valores referidos acima, o “G” ou “Ug”, reduzindo as trocas de transmissão de calor entre o interior e o exterior. Estes valores passam de um Ug de 2,8/3,2 no vidro duplo normal, para 0,3/1,1 no vidro duplo térmico. Para além disto, estas capas metálicas também interferem com o TL, optimizando a luz dentro das habitações de forma a conseguir um equilíbrio perfeito e harmonioso dos espaços, com uma máxima eficiência energética.

E a insonorização?

Com o vidro duplo ficou bastante melhorada (o som tem de atravessar dois vidros e uma câmara de ar de 12mm até 16mm ou mais), mas ainda assim pode-se melhorar este aspeto. Que tal se um dos vidros for baixo-emissivo (o nome técnico do vidro térmico) e o outro for um vidro laminado (dois vidros unidos por uma pelicula de plástico)? E se esta pelicula de plástico possuir também propriedades de corte acústico? Temos a melhor solução e já não ouvimos o ruido dos carros ou do comboio a passar uma vez que alcançamos facilmente uma redução na ordem dos 46 dB. A outra questão, e também importante, é a de que o vidro laminado impede a passagem dos raios ultravioleta, que normalmente “descoloram” os cortinados e a mobília no interior das casas. È uma espécie de dois em um, em ganhos.

Vidro duplo, com características térmicas e acústicas melhoradas, na sua janela para uma sensação de privacidade e conforto.

Comments (2)

  1. José Santos
    Out 27, 2018 at 12:12 pm

    O que estão aqui a dizer é que colocam dois vidros unidos com um plastico por fora , um espaco superior a 1cm e outro vidro por dentro?? se sim, é isto que me interessa. Pode especificar melhor qual a expessura do conjunto dos dois vidros e plastico exteriores, espaço entre o exterior e o interior (ar) e expessura do vidro interior. Se possivel o preço para uma janela 0,80m x 1.20m de uma folha, com oscilobatente. Com manipulo interior sem chave. Com esse valor nós conseguimos fazer uma estimativa do custo final do que pretendemos. Perfil de 7Cms.

  2. José Santos
    Mar 01, 2019 at 7:48 pm

    Referente ao meu comentário acima, vou deixar aqui o meu endereço de e-mail.
    Pensei que a resposta fosse dada aqui.
    Igualmente pretendo saber qual o fornecedor das ferragens e a garantia de manutenção das mesmas.
    O facto de pedir orçamento para uma janela é apanas para me orientar pois a obra em assunto precisa de bastantes janelas e portas.
    Pode tambem informar se trabalham com o perfil mais económico de 6 cms e que vidros utilizam nesse??
    meu e-mail alfajosemanuel@hotmail.com

    Cumprimentos.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.